Certamente em nenhum outro momento da sociedade se falou tanto sobre propósito como hoje em dia.
Este movimento que, de certa forma, começou com o mundo corporativo – na busca das pessoas trabalharem em funções, tarefas e empresas que agregassem sentido para suas vidas – hoje já é uma grande busca pelas pessoas em geral.
E encontrar o seu propósito está diretamente ligado ao desenvolvimento e evolução pessoal, por isso o coaching faz todo o sentido – mas e o coach, precisa ter um propósito?
Vamos explorar um pouco neste artigo a busca de propósito para os coaches que estão no mercado.
Propósito para coaches
Ter um propósito é uma bandeira que tem sido levantada pela maioria dos coaches – afinal a expectativa é que se tenha uma sensação muito positiva por ter a certeza de que se está trabalhando em algo que está alinhado com o seu propósito.
É uma viagem de volta à uma das perguntas mais básicas do ser humano: Qual o sentido da vida?
E que bom que já aprendemos bem que o sentido da vida é único, e cada pessoa encontrará o seu – mas que efeito colateral isso gera para os coaches que estão no mercado?
Nós podemos dizer que existem 4 categorias dos coaches que querem descobrir o seu propósito na profissão de coach, que são:
- Os que já tem um propósito claro;
- Os que estão procurando, sem pressão;
- Os que não tem clareza, e estão desesperados;
- Os que não sabem o seu propósito;
Então vamos seguir esta estrutura para entender como funciona este processo, e para isso, vamos usar o exemplo da cachoeira.
Imagine que você está descendo um rio em um barco sem remos – então o seu controle é muito limitado, e você percebe que logo à frente há uma cachoeira, e se nada acontecer, você vai cair. Como os recursos são limitados, só há uma opção: cair.
Quando você cai na cachoeira, o barulho e a espuma da água batendo vão gerar uma grande sensação de aflição e desespero – até o momento que você se acalma, e consegue enxergar a luz do sol, e nadar para cima.
Agora, como esta história se assemelha à busca de propósito dos coaches?
O começo da carreira é um caminho em que normalmente não se tem tanto controle – tudo é novo, você está na fase de testes, aprendendo a prestar o serviço e aprendendo a fazer funcionar – assim como o barco sem remos.
No meio desta sensação, você começa a ser bombardeado pelas pessoas e colegas de mercado dizendo que você precisa ter um propósito na sua profissão – é o momento em que você avista a cachoeira, e com o pouco recurso que tem, tenta buscar uma solução, até entrar em desespero, que é o processo da queda na cachoeira.
Enquanto você se debate tentando fazer uma centena de ferramentas para descobrir o seu propósito, assim como a pessoa desesperada que está se afogando e luta contra coisa alguma, sua busca só acontece quando você se acalma, e encontra a sua luz pessoal, e nada até a superfície.
A crise do propósito
O problema deste processo de busca de propósito está em dois momentos.
O primeiro é quando você passa a acreditar que de fato a cachoeira existe, e este é o momento que você passa a ouvir mais os especialistas que vendem o conceito de propósito do que fazer o seu trabalho e descobrir no campo – fazendo.
O segundo momento é quando você está desesperado por não encontrar o seu propósito, e vai se agarrando em qualquer coisa que passe por perto, ao invés de parar e silenciar o barulho externo para encontrar o seu propósito dentro de você, e não fora.
Então algumas pessoas já tem o seu propósito bem definido, e às vezes começam no coaching justamente por causa deste propósito. Estes geralmente são a persona do seu propósito, já no estágio avançado, e então já viveram o caminho, basta ensinar.
E aqueles que começam no coaching na busca de ajudar pessoas e ser remunerado por isso não precisam ficar na mesma pressão. Assim como a pessoa se afogando, o desespero para encontrar um propósito só vai fazer com que o seu oxigênio acabe mais rápido, e de repente, o trabalho de ajudar pessoas que te fazia feliz se torna um tormento.
Quando você silencia as vozes externas e se acalma, você conseguirá enxergar a direção que você precisava seguir, e estava lá o tempo todo, mas você não conseguia ver. E quando você silencia o mundo, basta perceber os sinais para encontrar o seu propósito.
Sinais de que o propósito está próximo
Algumas dicas pertinentes e simples podem te ajudar a sair do barulho externo e aprender a identificar se o seu propósito está próximo:
- Dos clientes que você atende, o tipo de demanda que mais te empolgou em ajudar pode ser o seu propósito – invista energia em encontrar mais clientes com esta demanda e valide esta paixão;
- Siga as pistas daquilo que você mais gosta, e outras pessoas poderão precisar de ajuda dentro do mesmo assunto;
- Use um processo de eliminação, e enumere os nichos de mercado que você não gostaria de atuar – isso vai clarear um pouco a sua mente;
Propósito como estratégia de marketing
Não se impressione demais em sua carreira de coach com a necessidade de ter um propósito para usar como estratégia de marketing.
Para quem já descobriu o seu propósito, deve usar como marketing, afinal é provável que ele se tornará muito bom, é uma paixão.
Se você não descobriu, siga uma linha de trabalho consistente e não se desespere – encontrar o propósito é simplesmente um processo de se apaixonar pela vocação que já está dentro de você.
- Como usar a roda da vida no coaching - 19 de agosto de 2022
- É possível atuar como coach sem ter formação superior? - 31 de janeiro de 2020
- É possível ser coach e manter uma carreira paralela? - 17 de janeiro de 2020