Na carreira de coach, atendendo vários clientes durante nossa jornada, podemos nos deparar com os mais diversos casos – e uma situação que certamente pode acontecer com o coach é de um cliente ter um objetivo baseado em outra pessoa.
Imagine a situação de mudar outra pessoa – de um marido que quer que a mulher seja mais companheira, ou um pai que quer que o filho seja mais estudioso, ou um funcionário que deseja ser percebido pelo seu gerente.
Nestes casos o objetivo final é de atrair a atenção das pessoas próximas para se adaptar à uma visão do coachee. Como o coach deve lidar com isso?
Isso é o que vamos explicar neste artigo – O que fazer quando o objetivo do cliente de coaching é direcionado para outra pessoa?
Podemos mudar outra pessoa?
É comum que as pessoas busquem resultados para sua vida em que a responsabilidade de realização não seja integralmente delas, o problema neste tipo de situação é justamente a transferência de responsabilidade.
Você, na posição de coach, precisa ajudar o cliente a trazer a responsabilidade dos acontecimentos na vida da pessoa para ele mesmo.
Normalmente este tipo de conversa chega acompanhada de uma manifestação de insatisfação, e a vontade de mudar outra pessoa – isso porque a mente desta pessoa está orientada para terceirizar a culpa dos acontecimentos de sua vida, sem observar que provavelmente não tem feito o seu papel nesta equação.
Então o marido quer que a esposa seja mais carinhosa, mas ele não consegue enxergar que também deixou o romantismo da época do namoro para trás.
O empregado quer que o chefe o promova, mas este sempre se recusa a fazer hora extra e faz cara feia para propostas de novas tarefas.
O pai quer que o filho seja mais estudioso, mas não dá valor para o estudo e não dá o exemplo, ao estudar e ajudar o filho a estudar.
Mas então não é possível mudar outra pessoa para atingir um objetivo?
Não, não é possível mudar outra pessoa – mas é totalmente possível mostrar para a pessoa atitudes suas que inspirem a mudança de comportamento da pessoa, e assim você não precisa mudar a pessoa, apenas a percepção que ela tem sobre você.
Aplicação na prática durante o processo de coaching
Então o primeiro ponto a ser abordado durante um processo de coaching é entender a visão do coachee sobre a sua responsabilidade sobre as ações das pessoas.
Você pode começar com a seguinte colocação:
“Então você quer que (fulano) faça (o objetivo da outra pessoa) – e hoje, como você influencia positivamente a pessoa para que ela aja da forma que você quer?”
Certamente esta pergunta deixará o seu coachee pensativo – pois até o momento ele talvez não tenha percebido a si mesmo como um influenciador que pode mudar outra pessoa através da sua influência.
Então se a resposta for negativa, onde o coachee não age como um influenciador positivo, você pode perguntar:
“Qual atitude você pode começar a tomar hoje em relação à (fulano), para que ele perceba o seu apoio em mudar e melhorar em (tal aspecto)?”
Formas de incentivar positivamente as pessoas
Então pudemos perceber que não podemos, e nem devemos, mudar outra pessoa, mas podemos influenciar positivamente as ações e visão das pessoas sobre o aspecto que queremos mudar – e algumas formas de fazer isso são:
- Elogiar – Quando as pessoas fazem aquilo que nós queremos e nós não elogiamos, perdemos a chance de fazer este reforço positivo, mostrando a nossa admiração – e o reconhecimento é muito importante para muitas pessoas, podendo até mesmo ser um de seus valores principais;
- Participar – Em algumas situações, nós podemos mudar outra pessoa ao participar positivamente naquilo que queremos influenciar – então o funcionário pode pedir para o chefe o incluir em algum projeto, pois gostaria de participar mais nas ações da empresa;
- Exemplo – Certamente o exemplo é uma das formas mais poderosas de ensinar, então o pai que quer que o filho estude pode fazer um curso ou aprender algo novo. Da mesma forma, um pai que quer que o filho aprenda a arrumar o quarto pode mostrar para o filho como ele faz a tarefa com alegria, e essa alegria contagiará positivamente o seu filho;
- Inspirar – Inspirar as pessoas a mudar a partir da sua mudança também é uma forma de reforço positivo – então se a sua família está acima do peso, você pode começar uma dieta, e começar a ter resultados cuidando da saúde, para servir de inspiração, e logo as outras pessoas da sua família vão te seguir na dieta;
Um dos grandes poderes que você como coach pode levar aos seus coachees é o poder da autoresponsabilidade, habilidade das pessoas de sucesso, que assumem o controle sobre a sua vida, e se tornam protagonistas, apesar de qualquer situação.
Então no fim das contas não se trata de mudar as pessoas, mas a forma como as pessoas nos percebem, e as respostas que tínhamos para velhos moldes vão se adaptar para nossos novos comportamentos e atitudes, gerando uma resposta positiva das pessoas ao nosso redor.
- Como usar a roda da vida no coaching - 19 de agosto de 2022
- É possível atuar como coach sem ter formação superior? - 31 de janeiro de 2020
- É possível ser coach e manter uma carreira paralela? - 17 de janeiro de 2020