Definir um passo a passo rumo ao estado desejado é uma tarefa bastante difícil para boa parte dos coachees. Mas, com a ajuda da ferramenta de coaching road map, determinar as ações necessárias para alcançar o objetivo final se torna uma tarefa bem mais simples.
Neste texto você saberá mais sobre a road map, como funciona a sua aplicação em uma sessão e quais são as vantagens de se usar essa ferramenta durante o processo de coaching.
O que é um road map?
Um mapa da estrada, em tradução literal, ou rota de ação, como também é chamada a ferramenta no Brasil, é um modelo de traçado passo a passo de todas as etapas de um caminho até o seu destino final.
A rota pode ser feita de forma simples, em forma de lista em ordem cronológica, ou em forma de fluxograma, com subdivisões em cada ação ou tarefa.
É uma ferramenta aplicada após a missão, visão e valores, ou seja, quando o coachee já tem um objetivo muito claro e específico em mente.
A essência dessa ferramenta é tornar o coachee consciente de onde ele está (estado atual), para onde deseja ir (estado desejado) e como chegar até lá (rota de ação). Além de, claro, definir o mapa que o levará até o seu objetivo.
Como aplicar a rota de ação?
Antes da aplicação da ferramenta na sessão de coaching, é preciso perguntar ao cliente, mesmo que já se tenha discutido sobre o assunto, qual é o seu objetivo específico. Isso é necessário porque o coach precisa ter certeza de que o seu coachee está totalmente certo do que pretende.
Ao contrário de muitas ferramentas que começam em ordem cronológica crescente, o road map deve ser construído começando pelo fim do trajeto. Isso é feito por conta de dois motivos principais.
Um deles é aumentar a motivação do coachee, que vai notar que é totalmente possível pensar em atitudes que devem ser tomadas para, enfim, atingir o destino final.
O outro motivo é a facilidade em pensar no que está imediatamente anterior ao atingimento do estado desejado. Por exemplo: se a meta é publicar um livro, a ação que deve vir antes disso pode ser a assinatura do contrato com a editora.
É importante que se faça uma ordem bem definida de tarefas, com data certa para começar e também para terminar. Exemplo: de 02 janeiro a 20 fevereiro enviar originais para as editoras. Isso facilita na organização do coachee e no seu comprometimento com as ações a serem realizadas ao longo de toda rota de ação.
Quais os benefícios da ferramenta road map?
A aplicação da ferramenta no momento certo do coachee e após aplicar outras baseadas em autoconhecimento e definição de metas certamente produzirá grandes mudanças na vida do cliente.
Um dos aspectos a serem trabalhados na postura do coachee é a sua clareza de pensamento. Quando descrevemos ações no papel, ou na tela do computador, fica mais fácil enxergar tudo o que precisa ser feito.
Outro ponto importante é a motivação, ao longo da aplicação da ferramenta rota de ação, o coachee se imagina tendo sucesso em cada etapa e percebe que o seu objetivo é alcançável e que depende do seu próprio esforço.
Além disso, organizar todas as informações, documentadas cronologicamente, evita que o cliente esqueça as tarefas que precisa cumprir e permite que possa consultar sempre que tiver que reforçar algo na mente ou quando precisar se motivar mais.
Você já usou a ferramenta de coaching road map nas suas sessões? Conte para nós como foi a experiência.
- Como usar a roda da vida no coaching - 19 de agosto de 2022
- É possível atuar como coach sem ter formação superior? - 31 de janeiro de 2020
- É possível ser coach e manter uma carreira paralela? - 17 de janeiro de 2020