O coaching é uma metodologia que explora várias formas das pessoas encontrarem as respostas que precisam para tomar decisões consistentes e caminhar no desenvolvimento de projetos e de sua vida.
Neste aspecto, muitas ferramentas de caráter lúdico ajudam o coachee a acessar recursos internos e construir respostas poderosas. Uma destas ferramentas de valor lúdico excepcional é a ferramenta como seria o seu livro.
Neste artigo vamos explorar de que se trata a ferramenta e a aplicação deste recurso empoderador.
O que é a ferramenta como seria o seu livro?
O processo de coaching tem um poder incrível de empoderamento pessoal, e aplicando técnicas diferenciadas é possível inclusive conduzir o coachee em viagens temporais que ajudem a encontrar respostas e tomar decisões.
Assim funciona a ferramenta como seria o seu livro, que trabalha no coachee a visão de presente e futuro envolvendo de forma lúdica a estruturação de um livro imaginário sobre a história do coachee.
No aspecto de empoderamento, essa ferramenta ajuda o coachee a se colocar no papel de protagonista de sua história, ajudando inclusive a valorizar o seu caminho de vida até o momento.
Uma orientação importante é que é uma técnica que constrói uma narrativa, e deve ser usada para transmitir a realidade de presente e passado, além de direcionar de forma consistente para a ação de futuro.
Como aplicar a ferramenta como seria o seu livro
Como uma ferramenta lúdica, no primeiro momento é preciso contextualizar a ideia para o coachee, explicando que muitas pessoas optam por escrever um livro de sua vida, que fosse como uma biografia contando sobre sua história, e neste momento ele tem a oportunidade de fazer o mesmo.
Então começamos uma série de perguntas que interagem na construção desta ideia:
1 – Se sua vida fosse um livro, qual seria o título? Como seria a capa deste livro com a sua foto? Qual é o subtítulo, uma frase que determine o tom da história da sua vida? Quais pessoas estariam na sua dedicatória?
2 – Como seria a introdução do livro? (Permite perceber como o coachee vê a própria vida)
3 – E o nome do primeiro capítulo? (Faz uma conexão com a história do nascimento e crescimento do cliente)
4 – Como as biografias são narrativas da vida, cada capítulo representa uma fase diferente da vida – sendo assim, qual seria o nome do capítulo que você está vivendo agora? (Conecta o coachee com o momento presente).
5 – Onde você se encontra nesse capítulo de vida? (Sugere a interpretação do momento presente como uma fase e leva a reflexão de suas ações presentes).
6 – Qual o nome do próximo capítulo deste livro da sua vida?
7 – Cada fase encerra um capítulo na sua história e começa outro capítulo – o que você percebe que precisa acontecer para finalizar este capítulo atual e começar a próxima fase da sua vida? (Desta forma o coachee começa a entender que ele está escrevendo sua história no dia a dia, e percebe que pode planejar seus próximos passos de acordo com o cenário que quer para a sua vida).
Neste momento você como coach começa a desvincular a história do livro e trazer para um contexto de protagonismo e empoderamento, ao mostrar para o coachee que é possível tomar as rédeas da vida e construir a sua história.
Como complemento, mas já não necessariamente seguindo um roteiro, várias outras perguntas podem ajudar o cliente à tomar decisões que o levem para este próximo capítulo. Segue algumas sugestões:
- Que decisões você tem procrastinado em sua vida? Com qual intenção positiva?
- O que você pode fazer, agora, para que as decisões fluam e para que você aja imediatamente?
- O que impede de escolher, decidir e resolver o mais rápido possível aquilo que te impede de virar a página?
- Quais características de sua personalidade você imagina que pode melhorar para o seu personagem da vida seguir evoluindo na história?
- O que acontece em sua vida que impacta direta ou indiretamente na conquista da sua felicidade?
- Que propósito você segue na sua vida hoje? Seu motivo maior de vida? Sua meta principal?
- Qual a pequena mudança que você pode fazer em sua vida, e que poderá trazer um excelente resultado?
- Qual o próximo passo que você pode dar em direção de fazer essa mudança na sua vida?
- O que você escolhe e decide fazer?
- Tem alguma pessoa que pode te ajudar a seguir em frente, ou depende apenas de você?
- Quando você vai agir? Você consegue detalhar este plano?
Uma boa deixa para fechar o contexto da ferramenta está na seguinte pergunta:
– Normalmente as histórias e biografias tem um capítulo mais próximo do final muito conectado com a sensação de gratidão. Qual seria este capítulo na sua história?
Todo este enredo vai ajudar o seu coachee a definir com clareza quais os próximos aspectos da vida que ele escolhe viver, e como caminhar nessa direção, sem observar tanto o momento presente e o futuro breve, mas analisando a vida como uma grande obra.
A ferramenta como seria o seu livro é maravilhosa para desvincular o coachee de pensamentos imediatistas, ou para abrir a mente em analisar a vida como uma grande construção. Uma ótima carta na manga também para trazer ao foco quem está com a sensação de se sentir perdido.
Você já utilizou essa ferramenta? Como foi a aplicação? O seu coachee conseguiu elaborar uma construção consistente de sua vida e tomou uma decisão consciente de avançar? Compartilhe sua experiência nos comentários.
- Como usar a roda da vida no coaching - 19 de agosto de 2022
- É possível atuar como coach sem ter formação superior? - 31 de janeiro de 2020
- É possível ser coach e manter uma carreira paralela? - 17 de janeiro de 2020