Um processo de coaching é capaz de transformar a vida de um indivíduo em diversos aspetos. Mas o mais importante é que o coachee consiga atingir o estado desejado.
A principal razão de existir dos métodos de coaching é fazer com que as pessoas atendidas consigam alcançar o seu objetivo específico. Esse objetivo pode ser perder X quilos em Y meses, conseguir faturar Z na empresa ou então algo apenas qualificável como acabar com as brigas no relacionamento, por exemplo.
Por alguns motivos, pode acontecer de o coachee não obter sucesso no que se propôs a fazer para chegar até o seu objetivo final. Vamos ver, então, quais são as razões mais comuns e como ajudar o coachee a atingir o estado desejado.
Autossabotagem
Esse é um dos motivos mais comuns para alguém não conseguir o que quer na vida, talvez o mais. Muitas vezes o indivíduo nem sabe que está se sabotando, por isso, o papel do coach é alertar o coachee que ele está trapaceando a sua própria vida.
Uma das maneiras mais fáceis de identificar um cliente sabotador é observar se ele dá desculpas para tudo. Veja também se ele não admite que não se esforçou o bastante para realizar uma tarefa ou enfrentar uma dificuldade.
A Autossabotagem costuma andar junto das crenças limitantes, da negatividade e da baixa autoestima. O indivíduo acredita que nada de bom acontece para ele e sempre tem uma explicação para isso, colocando a culpa nos outros e em fatores externos.
Para ajudar o coachee a parar de se sabotar é necessário ser bem firme e trazê-lo para a realidade, já que esse tipo de comportamento não é fácil de ser mudado.
Quem se sabota está acostumado a fazer isso e tem dificuldade em enxergar que tem o poder de mudar o rumo da sua própria vida. Para ajudar o coachee é necessário mostrar que as suas atitudes, ou a falta delas, está impedindo-o de caminhar rumo ao estado desejado.
Convém explicar as consequências da autossabotagem e afirmar com convicção que ele precisa mudar isso, eliminando os pensamentos negativos e as desculpas para assumir o controle da sua situação.
É importante falar, também, que se ele não mudar, todo o esforço do coach será em vão e que ele vai desperdiçar todo o processo de coaching, que é uma grande oportunidade para atingir o seu objetivo.
Falta de foco
Outro problema bastante comum nos coachees é a falta de foco. É mais frequente acontecer com pessoas muito dispersas ou muito ativas, mas pode afetar também quem é muito desanimado ou pessimista.
O processo de coaching é excelente para ajudar qualquer pessoa a se manter focada, mas não pode haver brechas. Todos nós sabemos que é importante se concentrar em um objetivo, mas pode ser que algumas coisas não estejam claras para o coachee.
Ele deve compreender totalmente duas coisas básicas sobre si mesmo: quais são os fatores que o faz perder a concentração e o que ele ganha se focar no seu objetivo.
Com base nessas duas informações, o coach deve ajudar o seu cliente a traçar uma estratégia para acabar com a falta de foco. O profissional também deverá fazê-lo pensar sempre no cumprimento das suas tarefas rumo ao alcance do estado desejado.
A autossabotagem e a falta de foco são dois grandes problemas comuns em vários tipos de coachees, além de elimina-los, é importante estabelecer um bom rapport, uma relação de confiança e nunca deixar as crenças limitantes tomarem conta dos pensamentos do cliente atendido.
Você já teve alguma coachee com problemas para atingir o estado desejado? Como lidou com essa situação? Compartilhe suas experiências abaixo, nos comentários.
- Como usar a roda da vida no coaching - 19 de agosto de 2022
- É possível atuar como coach sem ter formação superior? - 31 de janeiro de 2020
- É possível ser coach e manter uma carreira paralela? - 17 de janeiro de 2020