Uma das áreas da vida e dos negócios que mais demandam atenção e que possuem maior fragilidade é a financeira. Problemas financeiros podem, inclusive, ser a raiz de conflitos em outras áreas, causando atritos familiares ou entre sócios e administradores de empresas.
Para resolver essas questões, podemos aproveitar todos os benefícios do coaching financeiro, para aumentar nossos rendimentos, para que consigamos honrar os pagamentos e para que haja um maior equilíbrio das finanças em geral com controle constante de gastos.
Entenda melhor como funciona um processo de coaching financeiro, quais são os seus benefícios e qual é a diferença entre contratar um consultor de finanças e um coach financeiro.
O que é coaching financeiro?
O coaching financeiro é um processo dividido em sessões, em torno de 10, dependendo do objetivo do cliente. Cada sessão tem duração de 1 a 1h30min e é baseada em ferramentas de coaching escolhidas pelo coach para atender da melhor forma as expectativas do seu cliente (coachee).
Um processo de coaching financeiro pode ser aplicado com o objetivo de equilibrar as finanças pessoais ou de uma empresa. É possível, inclusive, ser feito por pessoas individualmente, por membros de uma família em conjunto ou por uma equipe de trabalho.
O estado desejado pode variar muito de coachee para coachee, ou de empresa para empresa. O coaching financeiro pode ajudar desde pessoas que buscam ampliar suas riquezas até empreendimentos em grave crise financeira.
Quais são os benefícios do coaching financeiro?
O coaching financeiro promove uma mudança de mentalidade e atitudes a partir do momento em que o coachee aumenta o seu autoconhecimento e reconhece em quais pontos precisa melhorar para ter o resultado financeiro que almeja.
Ao longo das sessões de coaching, o cliente conseguirá fazer o seu próprio diagnóstico para decidir quais são as tarefas que devem ser feitas até que se atinja o seu estado desejado.
Por isso, o coaching financeiro tem o benefício de aumentar a probabilidade de controle financeiro a longo prazo, já que o responsável pelas finanças saberá reconhecer os seus problemas e suas respectivas soluções.
Além disso, o coachee será estimulado a buscar alternativas que se encaixem na sua realidade, como novos investimentos e cortes de gastos, de forma a administrar sozinho sua vida financeira.
Outra vantagem do coaching financeiro é o aumento da motivação e das habilidades intra e interpessoais, que fazem com que o cliente mantenha o equilíbrio em outras áreas da vida que dependem da sua situação financeira.
de Coaching Financeiro grátis
Qual é a diferença entre coaching e consultoria financeira?
Quando alguém busca mudar a sua vida financeira, pode ficar na dúvida entre contratar um consultor financeiro ou um coach de finanças. Afinal, os dois profissionais possuem a competência de ajudar a melhorar o desempenho financeiro.
Para escolher a melhor solução para cada caso específico, é preciso ter em mente que a abordagem do coaching financeiro e de uma consultoria são bastante distintas.
Enquanto o consultor financeiro diagnostica a situação das finanças pessoais ou de um negócio e aponta as soluções exatas para o problema, como investimentos que devem ser feitos, quais recursos devem ser substituídos, quais despesas devem ser reduzidas e outras medidas econômicas, o coach financeiro trabalha as habilidades do cliente.
O processo de coaching financeiro trabalha o autoconhecimento do coachee, de forma a descobrir quais são as suas dificuldades e habilidades em relação as suas finanças. A partir disso, o coach estimula a tomada de decisões, a motivação e o ajuste de comportamento para que o seu cliente atinja o seu objetivo.
Conhece alguém que poderia se interessar pelo coaching financeiro? Compartilhe este artigo.
- Qual a relação do coaching com a autoajuda? - 13 de dezembro de 2019
- Coaching é caro? - 29 de novembro de 2019
- 10 situações para procurar ajuda de um coach - 19 de julho de 2019