No coaching, assim como em outros tipos de serviço, um especialista sempre será mais lembrado do que um profissional generalista.
Ter um nicho de atuação é uma excelente maneira de se posicionar no mercado e tornar-se referência no assunto em que você escolheu atuar, sendo mais procurado por clientes com demandas específicas.
Neste artigo você vai conferir algumas dicas importantes sobre como se tornar referência em seu nicho de atuação. Coloque em prática o que aprender aqui e comece a construir a sua autoridade no mercado.
Dica 1: Estude a concorrência
Para ganhar destaque e conquistar a admiração do seu público-alvo é necessário ser profissional e inovador.
Pesquise sobre todos os coaches que atuam no mesmo nicho que você, visite o perfil deles no LinkedIn, no Facebook e leia os conteúdos dos sites, fanpages e assista também os canais no YouTube.
Analise qual a estratégia que eles utilizam e qual o tipo de abordagem que usam para se comunicar com os potenciais coachees.
Faça algo diferente, mas com a sua personalidade, pense no que seus clientes gostariam de ver ou ouvir e crie sua identidade no coaching.
Dica 2: Tenha muito conhecimento teórico
Fazer uma formação adequada ao nicho de atuação em uma escola de qualidade não é o suficiente. É preciso se atualizar e estudar sempre.
Busque por técnicas e ferramentas novas, assista palestras, congressos, cursos e invista também em livros.
Quanto mais você demonstrar entender sobre coaching, sobre o seu assunto de especialização e sobre outras áreas relacionadas, como Programação Neurolinguística, comportamento humano, liderança, comunicação e outras, mais você transmitirá confiança aos seus prospectos.
Dica 3: Tenha um site e presença nas redes sociais
Todo profissional que deseja ser conhecido e reconhecido precisa ter presença na internet, através de um site, blog, páginas profissionais nas redes sociais como Facebook e YouTube, de preferência em todas essas opções.
Quando as pessoas procurarem por alguma solução relacionada ao seu nicho de coaching, como ajuda para emagrecer ou salvação de um casamento, elas devem encontrar o seu nome na internet. Desse modo, você será percebido como especialista no assunto.
Divulgue conteúdos como artigos, vídeos, dicas rápidas para Facebook em grande quantidade, com informações interessantes e de valor. Estabeleça um cronograma de publicações e seja constante, para que seus visitantes se acostumem a ter você como fonte de informação e, assim se tornar uma referência para eles.
Dica 4: Interaja com o público
Use as ferramentas das redes sociais para interagir com o seu público, como live do Facebook, Periscope, Snapchat. Prepare mini palestras e dicas práticas que despertem interesse e curiosidade.
Aproveite também suas postagens no blog ou nas redes sociais e peça participação dos visitantes, estimule que eles façam perguntas e responda de forma pessoal cada um deles.
Dica 5: Invista em tráfego pago
No momento em que você tiver um site com design profissional e com muito conteúdo de valor, interação e um pouco de engajamento nas redes sociais, poderá pensar em uma estratégia de campanha para promover-se como coach especialista.
A grande vantagem de fazer anúncios em plataformas como Facebook, Google Adwords e YouTube é que, quanto mais visitantes você conseguir, mais pessoas engajadas com o seu conteúdo sobre coaching você terá.
Quando novos visitantes conhecerem o seu conteúdo, verão que há pessoas envolvidas e que gostam de você, então, entenderão que você é uma referência no seu nicho de atuação.
- Como usar a roda da vida no coaching - 19 de agosto de 2022
- É possível atuar como coach sem ter formação superior? - 31 de janeiro de 2020
- É possível ser coach e manter uma carreira paralela? - 17 de janeiro de 2020