Um processo de coaching tem o poder de levar o cliente do estado atual para o estado desejado em vários aspectos da vida.
O life coaching é uma abordagem em que o cliente trabalha com esses diferentes setores, como problemas familiares, de comportamento, relacionamentos amorosos e emagrecimento.
Neste artigo você vai saber mais sobre como funciona o life coaching, seus benefícios e também algumas desvantagens dessa metodologia.
O que é exatamente o life coaching?
Life coaching significa coaching de vida, ou seja, serve para ajudar o coachee a resolver questões sobre a sua vida, não apenas a pessoal como também a vida profissional.
Mesmo quando o foco do life coaching é a vida pessoal do cliente, ele pode ajudar em questões sobre a vida profissional, como a desmotivação e problemas de relacionamento com os colegas de trabalho.
Quando se escolhe trabalhar aspectos pessoais, isso também colabora com a função ou serviço do coachee, já que problemas em casa acabam refletindo no trabalho e devem ser resolvidos para a produtividade e o emprego não sofrerem com um possível reflexo da infelicidade pessoal.
Como funciona a aplicação do life coaching?
É bastante comum o coach optar por usar a ferramenta chamada “roda da vida” na sua primeira sessão com o seu cliente.
Essa opção se dá porque a roda engloba todos os principais setores da vida do coachee, desde questões espirituais até problemas familiares. Os itens avaliados nessa ferramenta são:
- Espiritualidade;
- Saúde e disposição;
- Desenvolvimento intelectual;
- Criatividade, hobbies e diversão;
- Realização e propósito de vida;
- Recursos financeiros;
- Contribuição social;
- Família;
- Relacionamento amoroso;
- Vida social;
- Equilíbrio emocional;
- Plenitude e felicidade;
Esses elementos são divididos em forma de fatias de pizza dentro de um círculo. Então o coachee deve avaliar com cuidado cada um desses aspectos dando uma porcentagem de satisfação.
Então o coach preenche cada fatia com a porcentagem correspondente que o cliente afirmou em cada item e o gráfico da vida estará formado.
Após esse processo, o coach deverá fazer perguntas sobre aqueles setores que estão com menor grau de satisfação, a fim de descobrir quais são os fatores que devem ser melhorados no coachee.
No final dessa etapa, o cliente deve traçar os seus objetivos de vida de acordo com o que ele precisa corrigir em si mesmo ou em aspectos que envolvem também terceiros, como família e amor.
Quais são os problemas mais comuns dos coachees?
O coaching de vida é bem amplo e pode ter como objetivo fazer o coachee alcançar muitos estados desejados diferentes, a depender de cada caso.
Alguns dos problemas mais relatados aos coachees são: dificuldade em emagrecer, descontrole financeiro, sofrimentos amorosos, timidez e falta de sociabilidade, fobias, vícios e conflitos entre pais e filhos.
O life coaching funciona sempre?
Infelizmente não. Pode acontecer de aparecer um cliente com diversos problemas, dizendo que tudo está péssimo na sua vida.
Nesse caso a falta de foco em um aspecto, ou em poucos, pode atrapalhar as reflexões sobre a vida e a execução das tarefas, já que o coachee vai misturar vários problemas e dificilmente vai conseguir enxergar um por um com clareza.
Outro ponto (polêmico) a se pensar é a falta de especialização do coach que trabalha com coaching de vida. Não seria melhor escolher apenas um nicho e se especializar para atender com mais foco e conhecimento específico? É algo que deve ser avaliado pelos profissionais durante o seu curso de formação.
Você é life coach, é especializado em alguma área ou atua em outro ramo, como o business coaching? Comente aqui abaixo, troque experiências!
- Qual a relação do coaching com a autoajuda? - 13 de dezembro de 2019
- Coaching é caro? - 29 de novembro de 2019
- 10 situações para procurar ajuda de um coach - 19 de julho de 2019