Para alguns coaches, a condução de um processo de coaching em grupo ainda é uma incógnita inexplorada – e isso acaba sendo uma oportunidade para estes profissionais.
Se você é coach e ainda não conduziu nenhum coaching em grupo, provavelmente este artigo é para você.
Vamos citar neste artigo as principais vantagens para se executar um processo de coaching em grupo, e entregar uma estrutura lógica para você elaborar o seu primeiro grupo do zero.
Porque fazer coaching em grupo é vantajoso?
Muitos coaches ainda não começaram a explorar o coaching em grupo por acreditar demais no coaching individual.
Certamente não há como um processo coletivo ser mais intenso do que um processo individual e personalizado, mas o coaching em grupo apresenta muitas vantagens para o coach, como:
- Ajudar mais pessoas ao mesmo tempo;
- Padronizar o processo, evitando surpresas ou improvisos;
- Oferecer uma opção de processo mais barato, para que mais clientes tenham acesso ao seu trabalho;
- Otimizar a sua hora – afinal um programa de coaching em grupo, que custe um terço do individual e reúna 6 pessoas, te faz ganhar o dobro de um atendimento individual;
Perceba que existem outras vantagens, mas realmente se formos aplicar lógica, o coaching em grupo apresenta muitas vantagens, e não significa o fim dos seus processos individuais – sempre haverão clientes dispostos a pagar mais por um trabalho individual e personalizado.
Ditas as vantagens, vamos para o passo a passo para começar o seu primeiro coaching em grupo.
8 passos essenciais para montar seu primeiro coaching em grupo
#1 – Adote um tema/objetivo forte
Diferente de um processo individual, onde você começa por descobrir o problema central do cliente, no coaching em grupo você já vende a solução de um problema, que será o tema do seu grupo.
Quando você oferece uma solução específica, as pessoas que se identificam com esta demanda vão se interessar, então você pode começar por adotar a dor principal do seu nicho.
#2 – Elabore uma descrição desejada
Para que o seu cliente se encante pela possibilidade de fazer parte do seu grupo, ele precisa sentir confiança, entender a transformação que vai vivenciar e se entender nesta situação.
Então vamos supor que você faça um coaching em grupo para maridos casados a menos de 2 anos cujo relacionamento tenha esfriado – este pode ser um pequeno recorte do seu nicho de relacionamento, mas se representar um problema comum, as pessoas vão ser atraídas.
A descrição do seu grupo precisa gerar nos potenciais clientes a sensação de “uau, parece que foi feito exatamente para mim!”.
E ele precisa entender a transformação que o grupo vai oferecer, então neste exemplo, a transformação pode ser “reaquecer a paixão dos primeiros dias de casado, apesar da rotina do casamento”.
#3 – Crie uma lista
Se você ainda não começou a trabalhar uma lista, precisa começar a criar uma base de potenciais clientes e alimentar esta base com conteúdo especializado – afinal muitas pessoas não tomam uma decisão de compra rápida, e então elas precisam se acostumar e aprender a confiar em você e no seu trabalho.
Você pode acessar o nosso artigo completo sobre como criar uma lista de e-mails.
#4 – Gere conteúdo
Conteúdo é um tópico mandatório para potencializar o poder do seu marketing, especialmente no mundo online, onde você consegue estabelecer um nível de autoridade muito rápido.
Conteúdo é o material que você disponibiliza gratuitamente, afim de engajar e educar o seu cliente.
Uma grande parte dos seus potenciais clientes não são cientes de que tem o problema que você resolve, e ainda existem algumas pessoas que sabem que tem o problema, mas eles precisam passar a ver o seu trabalho como uma solução.
#5 – Faça seeding
Um aspecto importante sobre o seu conteúdo é que você precisa deixar claro para o seu potencial cliente que existe um produto completo, afinal os seus conteúdos gratuitos não resolvem o problema, mas apenas educam o cliente para que ele entenda de onde vem o problema.
Seeding é um termo em inglês que significa semear, ou seja, você precisa semear na cabeça do seu cliente que existe um processo completo que resolverá o problema, e este processo acontece através do seu trabalho de coach, e no caso pode acontecer no trabalho individual e também no coaching em grupo.
Este é o processo que podemos chamar de vender sem vender, pois o cliente vai querer comprar, mesmo que você não ofereça – tudo que ele precisa é saber que esta solução existe, e está no seu produto.
#6 – Faça um Encontro
Quando você consegue reunir uma audiência, é o momento de reunir estas pessoas e fazer uma aula ao vivo, uma live nas redes sociais, uma palestra ou um webnário, que é uma palestra online.
O fato de você se apresentar ao vivo, expor o problema novamente e explicar brevemente, com seeding, gerará mais atração para o seu grupo.
É uma ótima oportunidade de agregar mais valor, gerando um bônus ou algo parecido para quem fechar o processo em grupo com você.
#7 – Oferta irresistível
Este é o momento que você deve fazer uma oferta estruturada – é muito comum as pessoas se animarem a fechar pela oportunidade do momento ao vivo, especialmente se tiverem um incentivo.
Esta oferta exige algum preparo, afinal é uma obra de arte para conversão, arquitetada para vender, e depois disso, é claro, você precisa fazer uma entrega espetacular.
Você ainda tem alguma dúvida sobre o coaching em grupo? Deixe nos comentários.
- Como usar a roda da vida no coaching - 19 de agosto de 2022
- É possível atuar como coach sem ter formação superior? - 31 de janeiro de 2020
- É possível ser coach e manter uma carreira paralela? - 17 de janeiro de 2020