Atualmente, conseguir vender coaching para empresas não vem sendo uma tarefa muito fácil, certo? Mas, ao contrário do que muitos imaginam, com as técnicas certas a sua proposta será infalível e certamente sua chance de vender novos serviços irão aumentar.
Um dos grandes erros cometidos por estes profissionais está relacionado a sua forma de definição, a qual, na maioria das vezes acaba sendo:
“Coaching nada mais é do que um meio destinado a auxiliar com que as pessoas possam viver realizadas e felizes, vindo a alcançar o seu potencial e com isso, desenvolver a sua plenitude”.
Você já pensou para pensar qual o motivo que faz com que esse tipo de explicação não ajude a vender coaching para empresas? A resposta é bem simples, palavras como “realizadas”, “felizes”, “plenitude” e “potencial” acabam sendo abstratas demais para que o seu cliente possa entender de fato o que é o processo de coaching, fazendo com que você perca uma grande venda.
Então, pare e pense: Você não está vendendo a fórmula ou o segredo da felicidade, certo? Mas sim, resultados que realmente irão acrescentar algo de positivo para as empresas que contratarem seus serviços, por isso, mude a sua estratégia de abordagem.
Pensando um pouco mais sobre este assunto, resolvemos disponibilizar algumas dicas que irão lhe auxiliar a fazer uma venda certeira.
1 – Descubra qual o real problema de seu cliente:
Antes de iniciar a sua explicação sobre o que de fato é o seu trabalho, descubra o que o seu cliente necessita e procura. Para isso, realize algumas perguntas do tipo:
- Qual tipo de problema você necessita resolver?
- O que você pretende alcançar com o coaching?
- Quais os prejuízos você já teve por não resolver este tipo de problema?
- Caso continue desse jeito, como acha que estará daqui uns seis meses ou até mesmo um ano?
O seu intuito principal nessa fase é fazer com que ele tome consciência do tamanho do seu problema, bem como ao preço alto que ele irá pagar por continuar nessa mesma situação.
Deste modo, você poderá saber o que ele precisa, vindo a estar pronto para poder dizer o que é o coaching.
2 – Saiba definir coaching dentro do contexto do problema que foi apresentado
Pode até parecer mágica, mas quando você disser o que iremos lhe ensinar, certamente o cliente irá entender o que é o coaching e no mínimo irá levar em consideração todos os serviços que você está oferecendo a ele e sua empresa.
Por exemplo, caso o problema dele seja o excesso de gastos, você poderá disponibilizar tal explicação:
“Coaching, nada mais é do que um meio o qual irei utilizar para poder fazer com que você consiga administrar o dinheiro de sua empresa do melhor modo possível, fazendo com que deixe de gastar com coisas desnecessárias”.
Se achar necessário ser mais contundente, então, continue: “Basicamente irei ajudar para que você reestruture todo o quadro financeiro de sua empresa, fazendo com que haja uma destinação inteligente para o seu dinheiro”.
Por que isso realmente funciona? A resposta é simples, porque o seu futuro cliente irá compreender que o coaching possui toda aplicação prática na solução de seus piores problemas.
Pode até não parecer, mas seguir essas dicas pode fazer toda a diferença em seus resultados, então pare de perder clientes e comece agora mesmo a colocar tudo em prática, certamente, a partir de agora você irá vender coaching em todas as suas propostas.
- Como usar a roda da vida no coaching - 19 de agosto de 2022
- É possível atuar como coach sem ter formação superior? - 31 de janeiro de 2020
- É possível ser coach e manter uma carreira paralela? - 17 de janeiro de 2020